Acerca do Demo.cratica

O Demo.cratica é um projecto independente, livre e autónomo dedicado a oferecer uma visão mais clara sobre o que se diz no Parlamento Português.

Quem

A concepção e autoria do website é da Manufactura Independente, um estúdio de investigação de metodologias livres no design, composto por Ana Isabel Carvalho e Ricardo Lafuente. A Manufactura Independente é responsável pela manutenção do site, processamento de conteúdos, design do interface e estruturas de informação.

O Demo.cratica existe graças ao trabalho levado a cabo nos encontros do Transparência Hackday Porto (agora conhecidos como Date With Data), onde têm sido desenvolvidas formas de organizar, compreender e catalogar bases de dados de informação pública em Portugal. Nestes encontros foram criadas as bases de informação individual dos deputados que o Demo.cratica utiliza nas suas páginas de informação, bem como grande parte das ferramentas de extracção acima mencionadas.

O Demo.cratica existe também graças ao apoio de algumas entidades:

  • Transparência Hackday Porto e Open Knowledge Portugal, organizações dedicadas à libertação e análise das bases de dados de informação pública que organizam os encontros Date With Data no Porto.
  • Unimos.net, associação baseada na Nazaré, dedicada ao desenvolvimento, investigação e implementação de redes sem fios comunitárias; a Unimos.net associou-se solidariamente ao Demo.cratica fornecendo a certificação de identidade SSL, o alojamento e apoio tecnológico necessário.
  • Hacklaviva, um espaço de emancipação tecnológica (hackerspace) que existiu no Porto entre 2009 e 2012

História

O Demo.cratica surgiu como ideia e começou a ganhar forma na Open Data Hackathon de 2010 (agora Open Data Day), um evento anual internacional que propõe um dia dedicado a um "sprint" de trabalho e reflexão sobre a informação pública e formas de a analisar e publicar. Para corresponder a esta data, foi organizado no Hacklaviva um fim-de-semana inteiro onde foram idealizadas e desenvolvidas formas de localização geográfica, documentação, filtragem e catalogação dos dados públicos.

Desde então, fomos afinando ao longo dos anos as ferramentas e o site para melhor conseguir cumprir a sua função de ser um repositório acessível e facilmente legível do que se diz no Parlamento.

Ainda há trabalho por fazer: o principal objectivo é conseguir processar e disponibilizar as transcrições da AR desde 1976. Também há muitos pormenores no site que queremos ir afinando. À medida que o nosso tempo o permitir, iremos trabalhando para atingir esses objectivos.

Como

Tecnicamente, o Demo.cratica consiste em duas partes: um conjunto de ferramentas de extracção, análise e catalogação da informação pública, e um website para mostrar essa informação de uma forma simples e eficaz.

O uso de software livre e de formatos livres é uma parte fundamental do Demo.cratica. Recorrendo a excelentes ferramentas livres, foi possível recolher e processar a informação pública para que ela possa ser re-publicada em formatos livres. Ao mesmo tempo, toda a concretização prática do Demo.cratica foi possível graças ao uso integral de software livre. De forma a retribuir o esforço das pessoas e entidades que libertaram estas ferramentas, bem como compartilhar do seu espírito de comunidade e curiosidade, o Demo.cratica é também disponibilizado como software livre.

Princípios

  • Livre acesso sem restrições. O Demo.cratica é, e será, um website de acesso livre e gratuito. No Demo.cratica não há, nem haverá, lugar a anúncios pagos ou conteúdos restritos.
  • Software livre. O Demo.cratica é integralmente construído com recurso a software livre. E seguindo o seu espírito, o código fonte do website é também software livre, permitindo a qualquer pessoa a sua análise, modificação e redistribuição segundo os termos da licença livre AGPL.
  • Neutralidade. Não existe qualquer edição, seleção ou manipulação de conteúdos no Demo.cratica, para além da redação e remoção de elementos secundários das transcrições ou a correção de gralhas e erros de transcrição.

Contacto

Para qualquer assunto, a equipa do site pode ser contactada em contacto@cratica.org ou enviando um tweet.